14 de dezembro de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

PLAC 3 – PLANO DE AÇÃO COLETIVO
NE: LÍNGUA PORTUGUESA- ENSINO MÉDIO
Cursista: MARCIA LUIZA VELHO GODINHO



ATIVIDADE 01 – Ação 03:
Avaliação e socialização da experiência:
Adaptação do conto de fadas Cachinhos Dourados e os três Ursos

            Todo o trabalho planejado e executado ao longo desse semestre, desde a primeira ideia até a produção final serviu para a nossa integração e amadurecimento enquanto educadores.
            Sem dúvidas, as TDIC nos oferecem uma infinidade de possibilidades para se construir novas formas de aprender e ensinar. A partir da experiência com a turma do 2º ano 5 com a adaptação do conto, nossos papeis de educadores e educandos ganharam um novo significado.
            Tanto no trabalho coletivo como em relação à minha área especifica, senti um grande avanço no que diz respeito aos gêneros textuais e literários que são imprescindíveis dentro da disciplina de Língua Portuguesa. A turma precisou pesquisar e aprofundar mais o conhecimento acerca deste gênero que parece ser tão conhecido, mas que apresenta particularidades bastante pertinentes.
            Já em relação às tecnologias, de uma forma geral, nossa escola utiliza frequentemente, pois desenvolvemos há algum tempo vários projetos que envolvem o uso das TDC. No entanto, enquanto grupo, sentimos que as tecnologias precisam fazer parte também do dia- a-dia dos alunos do ensino fundamental, anos iniciais de forma que eles entendam a importância e a responsabilidade que se deve ter em relação às tecnologias.
            Os desafios e entraves foram surgindo. Embora a turma de 2º ano 5 tenha aceitado prontamente a ideia e tenham se empenhado desde o início em todas as aulas, um dos pontos negativos foi o calendário apertado do final do bimestre, alguns outros projetos que também estavam acontecendo ao mesmo tempo e a eleição do novo plano de gestão que acabou encurtando o nosso tempo.
             Por conta disso, daremos continuidade à este trabalho no próximo ano de forma que possamos ouvir não só os alunos que produziram toda a adaptação, mas também os alunos que assistiram o vídeo. Também pensamos em apresentar para as próximas turmas de 2016.
             Acredito que de todas as coisas que aprendemos com esta experiência, uma das mais importantes é certamente perder o medo de nos aventurar pelo universo das tecnologias. Já foi discutido e refletido muito sobre a familiaridade que nossos alunos têm com as TDIC. Dessa forma, precisamos mais do que nunca continuar a traçar novos caminhos para ensinarmos e aprendermos juntos de forma a construir uma cultura digital que seja significativa, coerente e saudável para nós e para nossos educandos.
              Observando a infinidade de ferramentas que podem ser utilizadas tanto na disciplina de Língua Portuguesa, como em qualquer outra disciplina, vejo que temos muito para reconstruir. Dificuldades sempre surgirão, mas sabemos que educar exige doação e desejo de transformação, para isso as tecnologias são sem dúvida, um excelente ferramenta!!
                                                                     
                                                                     
           




Nenhum comentário:

Postar um comentário