ATIVIDADE 01 – Ação 03:
Avaliação e socialização da experiência:
Adaptação do conto de fadas Cachinhos Dourados e os três Ursos
PLAC 3 – PLANO DE AÇÃO COLETIVO
Professora: Gabriela de Leon Nóbrega Reses
Tutora: Cristina Scandolara Bendo
Cursista: Dulcemar Pereira
O Processo de intervenção
desenvolvidos pelos professores da Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão,
de Bom Retiro, não poderia deixar as TDIC de lado, pois elas nos oferecem uma
infinidade de possibilidades para se construir novas formas de aprender e
ensinar.
Numa das reuniões realizadas entre
nosso grupo de professores que cursam a Especialização em Educação na Cultura
Digital surgiu a ideia de um teatro com alunos do Ensino Médio focando as TDIC.
Decidimos então, pela ressignificação do clássico infantil “Cachinhos Dourados
e os três Ursos. Esse teatro iria abranger as disciplinas de cada professor
envolvido, e tal trabalho apresentado para o PLAC 3.
A princípio nossa ideia fora
acatada e tão logo realizada com os alunos do 2 Ano, turma 05 do Ensino Médio.
Alguns impasses foram acontecendo ao longo do caminho. Destaque para o
calendário apertado, reuniões pedagógicas, eleição para diretor, enfim, o tempo
nos roubou alguns dias, mesmo assim, a filmagem da releitura da obra Cachinhos
Dourados ocorreu.
Meu núcleo específico é o de
gestão, assim, eu e minha colega Kátia Cristina Chini que também está neste
núcleo, tivemos participação no teatro Cachinhos Dourados, nosso trabalho fora
mais direcionado a coleta de dados no que diz respeito as TDIC e como esta
experiência será relatada/abordada no Projeto Político Pedagógico.
Como resultado de nosso trabalho
entendemos que a temática das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
(TDIC) está presente na sociedade como um todo e na escola de forma especifica.
Por isso, o objetivo da Atividade do Núcleo Específico de Gestão para
Integração das TDIC no Currículo foi também o de planejar uma ampla discussão
sobre os diversos aspectos da cultura digital que podem possibilitar a escrita
de documentos que parametrizam a apropriação das TDIC enquanto ferramenta
pedagógica no contexto escolar vivenciado na Escola de Educação Básica
Alexandre de Gusmão.
Encontramos dificuldades na
aceitação das tecnologias dentro da sala de aula como ferramenta de estudos. O
celular é o exemplo mais polêmico, porque poderia ser utilizado para pesquisas,
desenvolvimento de trabalhos, etc. E o que acontece é apenas “curtição” nas
redes sociais. Com a inserção do teatro, aconteceu algo muito positivo, nossos
alunos utilizaram o celular como ferramenta tecnológica. Com ele fizeram as
filmagens, fotografaram as cenas, os bastidores e gravaram as músicas. Além
disso, com o celular puderam fazer as pesquisas necessárias de acordo com a
solicitação de cada professor.
Nossa escola hoje respira
tecnologia, muitos são os trabalhos que envolvem o uso das TDIC. Os documentos
que legitimam, sustentam, relatam, abordam e respaldam o uso das TDIC na escola
refletem sobre as utilizações destas ferramentas tecnológicas dentro e fora da
sala de aula. Alguns se encontram registrados no planejamento de cada
professor, em seus planos de aula os materiais (tablets, sala de informática ou
celular) a serem utilizados estão descritos.
O Projeto Político Pedagógico
estabelece a utilização da Sala de Informática e seus recursos através do
auxilio do Professor que lá se encontra e o agendamento da sala com horários
definidos. No
PPP, não consta a lista nem o número de computadores, notebooks, data show,
lousa digital, máquina digital, etc, mas temos e os utilizamos na escola e na
prática pedagógica. As estratégias de ensino aprendizagem
que envolvem a utilização das TDIC são pouco descritas. Há uma carência neste
quesito.
Nossa ideia principal está em
inserir a experiência do teatro Cachinhos Dourados como algo que fora feito e
deu certo. Registrá-lo no PPP legitimando-o como algo fundamental, onde as TDIC
auxiliaram na formação de ideias e do currículo, onde nossos alunos foram os
protagonistas de suas próprias experiências.
Em nossa pesquisa por documentos
que legitimam o uso das TDIC no contexto escolar, encontramos orientações e
artigos que auxiliarão nas melhorias em relação ao PPP e Regimento Interno.
Estes documentos oficiais dão ênfase a importância das tecnologias e como tais
instrumentos são enriquecedores para o currículo. Porém, tais documentos
carecem no que tange a participação da comunidade nas situações cotidianas
escolares.
Ao
realizarmos este levantamento tivemos a possibilidade de conhecer mais o
cotidiano escolar, as necessidades de cada segmento (alunos, professores,
funcionários e pais), ouvimos críticas e apontamentos para a melhoria tanto na
estrutura física como nas funções pedagógicas. Ressaltamos que trabalhos como a
Noite da Cidadania, Curta Metragens e outros projetos são apresentados a
comunidade escolar e possuem grande aceitação. Ou seja, já fazem parte do
currículo escolar, da cultura de nosso município. O festival de dança é o
exemplo disso, onde a rádio da cidade realiza a cobertura deste evento. Dessa
forma asseguramos que as pessoas da comunidade escolar conheçam os trabalhos
desenvolvidos com as TDIC.
Um fato que ocorreu
na escola e merece ser registrado como resultado de nossas pesquisas e
intervenção foi a instalação e ampliação de rede wi-fi dentro do prédio
escolar. Esta era uma reivindicação dos professores desde o inicio do ano e que
conversando com o diretor explicamos a importância das TDIC no contexto
escolar. A partir daí fora instalados pontos para que os professores
conseguissem utilizar a internet nas salas de aula. Outro investimento
realizado também fora o sistema de segurança da escola, onde o diretor instalou
câmeras pela escola toda, desde a entrada, refeitório, pátio e quadra externa.
Assim, é possível monitorar as atividades num circuito interno de TV que fica
na sala do diretor. Alguns desentendimentos entre alunos, por exemplo, já fora
resolvido por filmagens onde os relatos foram confrontados. Infelizmente nossa
escola foi invadida e vândalos picharam paredes, quebraram vidros e uma câmera.
Graças as filmagens a policia identificou os adolescentes (dois alunos nossos e
um ex aluno) que levados ao ministério publico responderam pelo seus atos.
E é assim que
seguiremos, rumo a novas ideias, seguindo os passos do conhecimento aliado as
TDIC. É a nova forma de ensinar, construir um currículo capaz de explorar a
criatividade, as competências de cada um. A EEB Alexandre de Gusmão significa
um berço de talentos, e são estas ações que serão divulgadas através das TDIC.
Como já fora relatado, registrar o uso das TDIC
através dos documentos que os legitimam é importante, porém é na prática
pedagógica que os alunos terão possibilidades ínfimas de aprendizagem. Pensamos
em possibilitar através de estratégias, ou seja, oferecer mais acessos as
tecnologias tanto aos professores como para os alunos. (Segue quadro anexo). Pretendemos
desenvolver este plano a partir de 2016.
(Esboço) Plano de Gestão para
apropriação das TDIC na
Escola de Educação Básica
Alexandre de Gusmão
Objetivos:
- Proporcionar um ambiente que enalteça a
aquisição e prática do conhecimento através do acesso das Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da relação de todos os
personagens que compõe o contexto escolar;
- Inserir a comunidade escolar nas ações dos
projetos desenvolvidos por alunos e professores através das TDIC;
- Criar oportunidades para que
a cultura digital aconteça de forma a contribuir no processo de ensino e
aprendizagem na escola;
Estratégias:
- Palestras para toda
comunidade escolar para esclarecer e orientar sobre o que é a Cultura
Digital, como a educação está assumindo um novo olhar com as TDIC;
- Reuniões com cada segmento da escola (alunos,
professores, funcionários e pais). Ouvir o que cada um tem a dizer sobre o
que entendeu das palestras promovidas;
- Realizar debates, fazer com que cada segmento
conheça o que o outro pensa;
- Registrar todas estas ações, através de atas,
fotografias e filmagens.
Metas e Ações:
- Fazer com que a comunidade
escolar conheça a cultura digital e seu efeito positivo na vida educacional
de alunos e professores. Estreitando ainda mais os laços entre quem vive
dentro e fora dos muros escolares;
- Proporcionar ao professor incentivo e auxilio
no acesso e uso das TDIC para que este motive-se ainda mais na árdua tarefa
de ensinar;
|
Acredito
que estamos ressignificando nossos conhecimentos adquiridos, através das
TDIC com esta especialização, nos
aventurando um pouco mais e percebendo que é possível sim, ensinar com uma
metodologia mais prazerosa e que realmente tenha significado para o educando.
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