15 de dezembro de 2015

Socialização de Experiências





ATIVIDADE 01 – Ação 03:
Avaliação e socialização da experiência:
Adaptação do conto de fadas Cachinhos Dourados e os três Ursos

PLAC 3 – PLANO DE AÇÃO COLETIVO
Professora: Gabriela de Leon Nóbrega Reses     
Tutora: Cristina Scandolara Bendo 
Cursista: Dulcemar Pereira

O Processo de intervenção desenvolvidos pelos professores da Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão, de Bom Retiro, não poderia deixar as TDIC de lado, pois elas nos oferecem uma infinidade de possibilidades para se construir novas formas de aprender e ensinar.
            Numa das reuniões realizadas entre nosso grupo de professores que cursam a Especialização em Educação na Cultura Digital surgiu a ideia de um teatro com alunos do Ensino Médio focando as TDIC. Decidimos então, pela ressignificação do clássico infantil “Cachinhos Dourados e os três Ursos. Esse teatro iria abranger as disciplinas de cada professor envolvido, e tal trabalho apresentado para o PLAC 3.
 A princípio nossa ideia fora acatada e tão logo realizada com os alunos do 2 Ano, turma 05 do Ensino Médio. Alguns impasses foram acontecendo ao longo do caminho. Destaque para o calendário apertado, reuniões pedagógicas, eleição para diretor, enfim, o tempo nos roubou alguns dias, mesmo assim, a filmagem da releitura da obra Cachinhos Dourados ocorreu. 

Meu núcleo específico é o de gestão, assim, eu e minha colega Kátia Cristina Chini que também está neste núcleo, tivemos participação no teatro Cachinhos Dourados, nosso trabalho fora mais direcionado a coleta de dados no que diz respeito as TDIC e como esta experiência será relatada/abordada no Projeto Político Pedagógico.     
Como resultado de nosso trabalho entendemos que a temática das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) está presente na sociedade como um todo e na escola de forma especifica. Por isso, o objetivo da Atividade do Núcleo Específico de Gestão para Integração das TDIC no Currículo foi também o de planejar uma ampla discussão sobre os diversos aspectos da cultura digital que podem possibilitar a escrita de documentos que parametrizam a apropriação das TDIC enquanto ferramenta pedagógica no contexto escolar vivenciado na Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão.
Encontramos dificuldades na aceitação das tecnologias dentro da sala de aula como ferramenta de estudos. O celular é o exemplo mais polêmico, porque poderia ser utilizado para pesquisas, desenvolvimento de trabalhos, etc. E o que acontece é apenas “curtição” nas redes sociais. Com a inserção do teatro, aconteceu algo muito positivo, nossos alunos utilizaram o celular como ferramenta tecnológica. Com ele fizeram as filmagens, fotografaram as cenas, os bastidores e gravaram as músicas. Além disso, com o celular puderam fazer as pesquisas necessárias de acordo com a solicitação de cada professor.
Nossa escola hoje respira tecnologia, muitos são os trabalhos que envolvem o uso das TDIC. Os documentos que legitimam, sustentam, relatam, abordam e respaldam o uso das TDIC na escola refletem sobre as utilizações destas ferramentas tecnológicas dentro e fora da sala de aula. Alguns se encontram registrados no planejamento de cada professor, em seus planos de aula os materiais (tablets, sala de informática ou celular) a serem utilizados estão descritos.
O Projeto Político Pedagógico estabelece a utilização da Sala de Informática e seus recursos através do auxilio do Professor que lá se encontra e o agendamento da sala com horários definidos. No PPP, não consta a lista nem o número de computadores, notebooks, data show, lousa digital, máquina digital, etc, mas temos e os utilizamos na escola e na prática pedagógica.   As estratégias de ensino aprendizagem que envolvem a utilização das TDIC são pouco descritas. Há uma carência neste quesito.
Nossa ideia principal está em inserir a experiência do teatro Cachinhos Dourados como algo que fora feito e deu certo. Registrá-lo no PPP legitimando-o como algo fundamental, onde as TDIC auxiliaram na formação de ideias e do currículo, onde nossos alunos foram os protagonistas de suas próprias experiências.
Em nossa pesquisa por documentos que legitimam o uso das TDIC no contexto escolar, encontramos orientações e artigos que auxiliarão nas melhorias em relação ao PPP e Regimento Interno. Estes documentos oficiais dão ênfase a importância das tecnologias e como tais instrumentos são enriquecedores para o currículo. Porém, tais documentos carecem no que tange a participação da comunidade nas situações cotidianas escolares.
Ao realizarmos este levantamento tivemos a possibilidade de conhecer mais o cotidiano escolar, as necessidades de cada segmento (alunos, professores, funcionários e pais), ouvimos críticas e apontamentos para a melhoria tanto na estrutura física como nas funções pedagógicas. Ressaltamos que trabalhos como a Noite da Cidadania, Curta Metragens e outros projetos são apresentados a comunidade escolar e possuem grande aceitação. Ou seja, já fazem parte do currículo escolar, da cultura de nosso município. O festival de dança é o exemplo disso, onde a rádio da cidade realiza a cobertura deste evento. Dessa forma asseguramos que as pessoas da comunidade escolar conheçam os trabalhos desenvolvidos com as TDIC.
Um fato que ocorreu na escola e merece ser registrado como resultado de nossas pesquisas e intervenção foi a instalação e ampliação de rede wi-fi dentro do prédio escolar. Esta era uma reivindicação dos professores desde o inicio do ano e que conversando com o diretor explicamos a importância das TDIC no contexto escolar. A partir daí fora instalados pontos para que os professores conseguissem utilizar a internet nas salas de aula. Outro investimento realizado também fora o sistema de segurança da escola, onde o diretor instalou câmeras pela escola toda, desde a entrada, refeitório, pátio e quadra externa. Assim, é possível monitorar as atividades num circuito interno de TV que fica na sala do diretor. Alguns desentendimentos entre alunos, por exemplo, já fora resolvido por filmagens onde os relatos foram confrontados. Infelizmente nossa escola foi invadida e vândalos picharam paredes, quebraram vidros e uma câmera. Graças as filmagens a policia identificou os adolescentes (dois alunos nossos e um ex aluno) que levados ao ministério publico responderam pelo seus atos.
E é assim que seguiremos, rumo a novas ideias, seguindo os passos do conhecimento aliado as TDIC. É a nova forma de ensinar, construir um currículo capaz de explorar a criatividade, as competências de cada um. A EEB Alexandre de Gusmão significa um berço de talentos, e são estas ações que serão divulgadas através das TDIC.
Como já fora relatado, registrar o uso das TDIC através dos documentos que os legitimam é importante, porém é na prática pedagógica que os alunos terão possibilidades ínfimas de aprendizagem. Pensamos em possibilitar através de estratégias, ou seja, oferecer mais acessos as tecnologias tanto aos professores como para os alunos. (Segue quadro anexo). Pretendemos desenvolver este plano a partir de 2016.

(Esboço) Plano de Gestão para apropriação das TDIC na
Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão
Objetivos:
- Proporcionar um ambiente que enalteça a aquisição e prática do conhecimento através do acesso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da relação de todos os personagens que compõe o contexto escolar;
- Inserir a comunidade escolar nas ações dos projetos desenvolvidos por alunos e professores através das TDIC;
- Criar oportunidades para que a cultura digital aconteça de forma a contribuir no processo de ensino e aprendizagem na escola;

Estratégias:
- Palestras para toda comunidade escolar para esclarecer e orientar sobre o que é a Cultura Digital, como a educação está assumindo um novo olhar com as TDIC;
- Reuniões com cada segmento da escola (alunos, professores, funcionários e pais). Ouvir o que cada um tem a dizer sobre o que entendeu das palestras promovidas;
- Realizar debates, fazer com que cada segmento conheça o que o outro pensa;
- Registrar todas estas ações, através de atas, fotografias e filmagens.

Metas e Ações:
- Fazer com que a comunidade escolar conheça a cultura digital e seu efeito positivo na vida educacional de alunos e professores. Estreitando ainda mais os laços entre quem vive dentro e fora dos muros escolares;
- Proporcionar ao professor incentivo e auxilio no acesso e uso das TDIC para que este motive-se ainda mais na árdua tarefa de ensinar;


             Acredito que estamos ressignificando nossos conhecimentos adquiridos, através das TDIC  com esta especialização, nos aventurando um pouco mais e percebendo que é possível sim, ensinar com uma metodologia mais prazerosa e que realmente tenha significado para o educando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário