14 de dezembro de 2015

Socialização de Experiências

PLAC 3 – PLANO DE AÇÃO COLETIVO
Professora: Gabriela de Leon Nóbrega Reses     
Tutora: Cristina Scandolara Bendo 
Acadêmico: Fabio de Almeida

DETALHAMENTO DA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO

            A proposta escolhida de intervenção em conformidade com a proposição da disciplina de Núcleo Específico de Aprendizagem da Geografia, foi do TÓPICO VI - BRASIL MUNDO: OUTROS SENTIDOS DE ESPAÇO-LUGAR, recriando sentidos sobre o Espaço, inserindo transdisciplinarmente nas ações com as demais disciplinas.
            A partir da sugestão do professor da disciplina de núcleo específico Roberto Souza Ribeiro:
Primeiro, sugerimos que você selecione com seus alunos uma música que está acostumada a ouvir e elaborem outra letra. Recomendamos que essa letra seja ensaiada por todos e apresentada.  A letra deve abordar como o mundo acontece de forma múltipla no lugar em que se encontram na sua cidade, bairro e casa. Quais as tensões e diferenças que no lugar acontecem a expressarem as múltiplas temporalidades dos vários fenômenos que vocês agenciaram para estabelecer o sentido em aberto da forma espacial desse lugar.  Uma atividade como esta pode gerar vários momentos pedagógicos interessantes! Pense por exemplo na possibilidade de gravar essas apresentações e compartilhá-las criando um canal no youtube para a escola, incentivando que sejam ouvidas e comentadas pela comunidade escolar.
            As experiências vivenciadas no chão da escola, e a necessidade de ações integradoras para valorização do processo de ensino-aprendizagem, despertou a necessidade por está produção, que utiliza a música como referência, exigência de uma forma integrativa que venha a valorizar o conhecimento vivenciado pelo Estudante.
            A integração das turmas foi imediata, uma vez que o trabalho desenvolvido com a participação maciça dos educandos, permitiu em conjunto com as demais  disciplinas do projeto,  denominado cachinhos dourados para a turma do 2 ano 5, o qual também foi estendido a experiência nas turmas do segundo ano do ensino médio.
            Com destaque as TDIC foram imprescindíveis como o meio para interligar os conhecimentos, não só do ambiente escolar, mas também dos próprios educandos,  agentes de socialização das produções realizadas.
            As músicas unificam as culturas e permite uma nova forma de compreender o mundo, os conhecimentos produzidos a partir da realidade do próprio ser, e da socialização com a sociedade enriqueceram a compreensão da vida.
            O planejamento coletivo foi indispensável para o êxito, atingido a partir da atuação de todos os estudantes da turma. Da  escolha da música e da obra, dos ajustes necessários com a participação de todos, pois coube a cada um construir uma frase, para a partir da união delas chegar a música, que foi aprimorada a partir da distribuição em grupos, com ajustes nas letras, unificação final, treino, gravações e apresentações trazem a luz do conhecimento uma nova forma de compreender  a realidade do mundo global.
            O resultado das produções de acordo com o planejamento da disciplina de NE Geografia, e interligas as demais,  estão disponíveis no blog da EEB Alexandre de Gusmão, que pode ser acessado através do site: http://eebalexandregusmao.blogspot.com.br/.
Essa interação do lugar onde vivemos na construção do conhecimento é capaz de despertar nos estudantes uma nova forma de aprender, e assim contribuir no seu processo de formação humana integral, que permitirá uma inserção na sociedade da melhor forma possível.

PROCESSO DE INTERVENÇÃO NO NÚCLEO ESPECÍFICO

            A produção realizada nas turmas através dos conteúdos didáticos do plano de ensino e das complementações oriundas dos estudos das disciplinas do curso, com destaque para o NE de Geografia, permite um relato sucinto das ações desencadeadas e dos benefícios concedidos por tal proposição de integração construída com base na cultura digital.
            A vivência do coletivo, através da integração dos professores cursistas na tentativa de construir um caminho de interdisciplinaridade, atingido em muitos momentos, reflete imediatamente nos estudantes que compreende o valor da construção coletiva tão essencial em nossas vidas.
ETAPAS

1- Na semana entre os dias 19-22 de outubro de 2015, apresentação em sala de aula da proposição do projeto, explicação expositiva, com o objetivo de oferecer ao sujeito a percepção  do espaço onde vive, de acordo com o conteúdo  ministrado durante o ano letivo, com ênfase nos seguintes temas: a globalização, o desenvolvimento humano, as diferenças entre ricos e pobres, os conflitos armados e a  industrialização mundial, com enfoque nos efeitos produzidos em nossa realidade no dia a dia do sujeito.
A escolha das músicas de referência

2- Conforme o planejamento no período de 26-30/10/2015 foi realizado a adequação da letra em conformidade com a percepção do sentido do espaço-lugar de acordo com a realidade territorial, conforme redes sociais e discussões dos temas sociais de nosso município, onde cada estudante da turma  adequou sua frase.

3- Na semana de 03 até 13/11/2015 ocorreu o segundo momento de união das frases e distribuição em 4 grupos de 5 a 7 integrantes, que procederam a realização das adequações necessárias para o ritmo da música, após está fase foi procedido a escolha por votação da melhor letra adequada. Assim por fim todo o grupo fez os ajustes necessários. Findado está fase iniciou o treinamento com a escolha  dos cantores principais, já que todos participaram, sendo na cenografia, na coreografia, gravação, edição e ou na divulgação. 

4-  Na etapa 4 ocorreu atraso, em função dos feriados e das reuniões referente a escolha do novo plano de gestão, prolongando o período de gravação, que estendeu-se até o dia 27/11/2015. A divulgação no canal do youtube e no blog da unidade escolar ocorreu nos dias 03 e 04 de dezembro e a apresentação junto as turmas do ensino fundamental do 9 ano em função do término das aulas foi realizado através da solicitação do acesso ao blog da Escola, permitindo a reflexão e contribuição do trabalho efetivo produzido pelos estudantes.

5- Entre os dias 01/12/2015 à 04/12/2015, despertar no aluno o pensar do mundo a partir do lugar e recriá-lo imageticamente, fazendo do mundo um lugar em constante diferenciação e construção, de acordo com o trabalho desenvolvido por intermédio da devolutiva dos trabalhos, junto a Unidade Escolar.

6- O trabalho do 2 ano 3 foi apresentando aos alunos do ensino fundamental anos iniciais no dia 03/12/2015, o trabalho em conjunto com as demais disciplinas de Artes, Geografia, Inglês, Português e da Equipe da Administração.

7 - As produções  estão disponíveis no blog da EEB Alexandre de Gusmão, que pode ser acessado através do site: http://eebalexandregusmao.blogspot.com.br/.
Após a finalização desta etapa a produção do conhecimento, a partir da própria realidade e da percepção do educando, faz refletir a necessidade de atividades interdisciplinares que caminhem para uma profunda análise necessária para a formação humana do ser humano.

DIFICULDADES ENFRENTADAS

Por fim A valorização do estudante na apresentação as turmas do ensino fundamental anos iniciais e com a divulgação no blog da Unidade Escolar, onde a sociedade por saborear a capacidade das produções dos educandos.
O processo coletivo ocorreu com a necessidade de ajustes no calendário em função das dificuldades enfrentadas por feriados, apresentações dos planos de gestão escolar, paradas pedagógicas, referentes à Base Nacional comum, palestras e eventos escolares, o que dificultou a utilização das TDICs da Unidade Escolar, principalmente quanto a agendamentos, porém contornados com replanejamentos.
A integração pode obter uma melhor qualidade utilização das TDIC, pois em muitos momentos existiu a necessidade de transferir a gravação por falta de equipamentos ou necessidade de ceder a colegas, neste ponto fica evidente que um  levantamento de TDIC junto aos próprios estudantes, que em muitos casos são melhores que os disponíveis na Unidade Escolar, contribuiria para uma melhor ação.
É necessária a efetiva participação não só das disciplinas que estão participando do curso, mas todas, para o enriquecimento das ações e valorização da interdisciplinaridade.
O cronograma deve permitir ajustes, pois no caso da disciplina de Geografia a carga horária é de somente duas aulas por semana e como a ação foi proposta no final do ano letivo dificultou a implantação desta ação por um lado, no entanto por outro beneficiou, pois o conteúdo programático de acordo com as diretrizes já havia sido aplicado, permitindo assim aos estudantes serem os verdadeiros atores na construção de seus conhecimentos.


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