CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
PLAC 3 – PLANO DE AÇÃO COLETIVO
Pós-graduanda: Kátia Cristina Chini
Trabalho realizado com alunos do 2º Ano 5 Ensino Médio (Cachinhos Dourados)
Pesquisa para elaboração Plano Intervenção Núcleo Específico de Gestão
Trabalho realizado com alunos do 2º Ano 5 Ensino Médio (Cachinhos Dourados)
Pesquisa para elaboração Plano Intervenção Núcleo Específico de Gestão
EEB
ALEXANDRE GUSMÃO E A SUA RELAÇÃO
COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)
COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)
Ao longo desse semestre fora realizado uma pesquisa quanto a utilização
das TDIC em nossa escola. Durante a coleta de dados e das reuniões realizadas
entre nosso grupo de professores que cursam a Especialização em Educação na
Cultura Digital surgiu a ideia de um teatro com alunos do Ensino Médio focando
as TDIC. Esse teatro iria abranger as disciplinas de cada professor envolvido,
e tal trabalho apresentado para o PLAC 3.
A princípio nossa ideia fora acatada e tão logo realizada com os alunos do 2 Ano, turma 05 do Ensino Médio.
Alguns impasses foram acontecendo ao longo do caminho. Destaque para o
calendário apertado, reuniões pedagógicas, eleição para diretor, enfim, o tempo
nos roubou alguns dias, mesmo assim, a filmagem da releitura da obra Cachinhos
Dourados ocorreu.
Meu núcleo específico é o de gestão, assim, eu e minha colega Dulcemar
Pereira que também está neste núcleo, tivemos participação no teatro Cachinhos
Dourados, nosso trabalho fora mais direcionado a coleta de dados no que diz
respeito as TDIC e como esta experiência será relatada/abordada no PPP.
Como resultado de nosso trabalho entendemos que a temática das
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) está presente na sociedade
como um todo e na escola de forma especifica. Por isso, o objetivo da Atividade
do Núcleo Específico de Gestão para Integração das TDIC no Currículo foi também
o de planejar uma ampla discussão sobre os diversos aspectos da cultura digital
que podem possibilitar a escrita de documentos que parametrizam a apropriação
das TDIC enquanto ferramenta pedagógica no contexto escolar vivenciado na
Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão.
Encontramos dificuldades na aceitação das tecnologias dentro da sala de
aula como ferramenta de estudos. O celular é o exemplo mais polêmico, porque
poderia ser utilizado para pesquisas, desenvolvimento de trabalhos, etc. E o
que acontece é apenas “curtição” nas redes sociais. Com a inserção do teatro,
aconteceu algo muito positivo, nossos alunos utilizaram o celular como ferramenta
tecnológica. Com ele fizeram as filmagens, fotografaram as cenas, os bastidores
e gravaram as músicas. Além disso, com o celular puderam fazer as pesquisas
necessárias de acordo com a solicitação de cada professor.
Nossa escola hoje respira tecnologia, muitos são os trabalhos que
envolvem o uso das TDIC. Os documentos que legitimam, sustentam, relatam,
abordam e respaldam o uso das TDIC na escola refletem sobre as utilizações
destas ferramentas tecnológicas dentro e fora da sala de aula. Alguns se encontram
registrados no planejamento de cada professor, em seus planos de aula os
materiais (tablets, sala de informática ou celular) a serem utilizados estão
descritos.
O Projeto Político Pedagógico estabelece a utilização da Sala de
Informática e seus recursos através do auxilio do Professor que lá se encontra
e o agendamento da sala com horários definidos. No PPP, não consta a lista nem o número de
computadores, notebooks, data show, lousa digital, máquina digital, etc, mas temos e os utilizamos na escola e na
prática pedagógica. As
estratégias de ensino aprendizagem que envolvem a utilização das TDIC são pouco
descritas. Há uma carência neste quesito.
Nossa ideia principal está em inserir a experiência do teatro Cachinhos
Dourados como algo que fora feito e deu certo. Registrá-lo no PPP legitimando-o
como algo fundamental, onde as TDIC auxiliaram na formação de ideias e do
currículo, onde nossos alunos foram os protagonistas de suas próprias
experiências.
No regulamento interno da escola existe um esclarecimento em relação aos
recursos tecnológicos, onde todos são alertados a saberem utilizar os aparelhos
(computadores, telefone, impressoras) para não haver estragos. Os comunicados
oficiais atendem apenas a informar a compra de novos equipamentos como computadores,
mesa de som e tablets entregues pela
Secretaria Estadual de Educação. No blog da Escola (eebalexandregusmao.blogspot.com/), os pais
têm acesso aos projetos desenvolvidos pelos professores juntamente com os
alunos, é uma forma de registro/relato do uso das TDIC pela escola.
Em nossa pesquisa por documentos que legitimam o uso das TDIC no
contexto escolar, encontramos orientações e artigos que auxiliarão nas
melhorias em relação ao PPP e Regimento Interno. Estes documentos oficiais dão
ênfase a importância das tecnologias e como tais instrumentos são
enriquecedores para o currículo. Porém, tais documentos carecem no que tange a
participação da comunidade nas situações cotidianas escolares.
Ao realizarmos este levantamento tivemos a
possibilidade de conhecer mais o cotidiano escolar, as necessidades de cada
segmento (alunos, professores, funcionários e pais), ouvimos críticas e
apontamentos para a melhoria tanto na estrutura física como nas funções
pedagógicas. Ressaltamos que trabalhos como a Noite da Cidadania, Curta
Metragens e outros projetos são apresentados a comunidade escolar e possuem
grande aceitação. Ou seja, já fazem parte do currículo escolar, da cultura de
nosso município. O festival de dança é o exemplo disso, onde a rádio da cidade
realiza a cobertura deste evento. Dessa forma asseguramos que as pessoas da
comunidade escolar conheçam os trabalhos desenvolvidos com as TDIC.
Um fato que ocorreu
na escola e merece ser registrado como resultado de nossas pesquisas e
intervenção foi a instalação e ampliação de rede wi-fi dentro do prédio
escolar. Esta era uma reivindicação dos professores desde o inicio do ano e que
conversando com o diretor explicamos a importância das TDIC no contexto
escolar. A partir daí fora instalados pontos para que os professores
conseguissem utilizar a internet nas salas de aula. Outro investimento
realizado também fora o sistema de segurança da escola, onde o diretor instalou
câmeras pela escola toda, desde a entrada, refeitório, pátio e quadra externa.
Assim, é possível monitorar as atividades num circuito interno de TV que fica
na sala do diretor. Alguns desentendimentos entre alunos, por exemplo, já fora
resolvido por filmagens onde os relatos foram confrontados. Infelizmente nossa
escola foi invadida e vândalos picharam paredes, quebraram vidros e uma câmera.
Graças as filmagens a policia identificou os adolescentes (dois alunos nossos e
um ex aluno) que levados ao ministério publico responderam pelo seus atos.
E é assim que
seguiremos, rumo a novas ideias, seguindo os passos do conhecimento aliado as
TDIC. É a nova forma de ensinar, construir um currículo capaz de explorar a
criatividade, as competências de cada um. A EEB Alexandre de Gusmão significa
um berço de talentos, e são estas ações que serão divulgadas através das TDIC.
Como já fora relatado, registrar o uso das TDIC
através dos documentos que os legitimam é importante, porém é na prática
pedagógica que os alunos terão possibilidades ínfimas de aprendizagem. Pensamos
em possibilitar através de estratégias, ou seja, oferecer mais acessos as
tecnologias tanto aos professores como para os alunos. (Segue quadro anexo).Pretendemos
desenvolver este plano a partir de 2016.
(Esboço) Plano de Gestão para apropriação das TDIC na
Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão
Objetivos:
- Proporcionar um ambiente que enalteça a
aquisição e prática do conhecimento através do acesso das Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da
relação de todos os personagens que compõe o contexto escolar;
-
Inserir a comunidade escolar nas ações dos projetos desenvolvidos por alunos
e professores através das TDIC;
- Criar oportunidades para que a cultura
digital aconteça de forma a contribuir no processo de ensino e aprendizagem
na escola;
Estratégias:
- Palestras para toda comunidade escolar
para esclarecer e orientar sobre o que é a Cultura Digital, como a educação
está assumindo um novo olhar com as TDIC;
- Reuniões com cada segmento da escola
(alunos, professores, funcionários e pais). Ouvir o que cada um tem a dizer
sobre o que entendeu das palestras promovidas;
- Realizar debates, fazer com que cada
segmento conheça o que o outro pensa;
- Registrar todas estas ações, através de
atas, fotografias e filmagens.
Metas e Ações:
- Fazer com que a comunidade escolar
conheça a cultura digital e seu efeito positivo na vida educacional de alunos
e professores. Estreitando ainda mais os laços entre quem vive dentro e fora
dos muros escolares;
- Proporcionar ao professor incentivo e
auxilio no acesso e uso das TDIC para que este motive-se ainda mais na árdua
tarefa de ensinar;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário