10 de dezembro de 2015

Ressignificação do Clássico "Cachinhos Dourados" - Artes

Curso: Educação na Cultura Digital - UFSC
PLAC3 - Ação 3
Profª Daiana Probst do Amaral

Tema da Proposta: Ressignificação do clássico"Cachinhos Dourados"

Disciplina: Artes
Turma Envolvida: 2º ano 05 - Ensino Médio

Através do planejamento anual na disciplina de Artes, foi previsto para as turmas de segundos anos do Ensino Médio o estudo das linguagens cênicas e musicais. Desta forma, foi dado ênfase à representação artística das tribos africanas no conteúdo de Arte Africana, a importância das manifestações musicais na Arte Barroca, bem como, os gêneros da Música Popular Brasileira, as manifestações musicais da Música Folclórica Brasileira e os conceitos de Música Clássica - Erudita.
Durante todo esse percurso, havia conversas com os demais professores envolvidos no curso de Educação na Cultura Digital - UFSC, para que em nosso trabalho houvesse uma interligação, e consequentemente, que os alunos entendessem a importância do trabalho interdisciplinar. Assim, enquanto eram trabalhados os temas pertinentes na disciplina de Artes, as outras disciplinas tentavam estabelecer vínculos através dos temas propostos na disciplina de cada docente.
Partindo destes pressupostos para iniciação do trabalho - "Cachinhos Dourados", aconteceu, perante a todos os participantes do curso desta Unidade Escolar, a escolha da turma que iria concretizar o trabalho. Então, seguimos até a determinada turma, lançamos nossa ideia e convidamos os educandos à fazer parte deste trabalho.
Como a turma é muito receptiva, os educandos aceitaram com muita satisfação tal desafio. Assim, seguinte a isso, os educandos começaram a expor suas ideias quanto a adaptação da história (que deveria ser reescrita de acordo com a realidade atual e com uso de tecnologias), iniciaram a elaboração do roteiro e partiram para os estudos cênicos.
Houve uma divisão de trabalhos entre os educandos, para que cada grupo deliberasse de acordo com suas funções. Portanto, um grupo ficou responsável pela inserção dos sons na gravação do teatro, outro grupo ficou responsável pela gravação, e seguindo, grupo dos atores, grupo do figurino, grupo da maquiagem, grupo da edição, grupo do cenário, etc, para a realização dos ensaios, gravação e amostragem junto às turmas das séries iniciais da escola, que teriam uma nova visão a respeito do clássico "Cachinhos Dourados" e sobre os valores morais essenciais para cada indivíduo perante a sociedade.
Celulares, tablets, câmera, computadores e demais eletrônicos foram de suma importância na concretização deste trabalho, haja visto que os educandos dominam incessantemente todas as tecnologias e conseguem aproveitá-los de forma didática.
Todas as ações aconteceram dentro da escola, mas para a gravação, os educandos escolheram uma residência e fizeram as gravações de forma interna e também, externamente, utilizando as ruas e outros estabelecimentos do município (com a autorização dos proprietários) e com meu acompanhamento. Ao fim das gravações, o grupo da edição as recolheu e concluiu o trabalho.
Porém, o trabalho não foi dado como concluído. Entretanto, convocamos todas as turma das Séries Iniciais da escola, perguntamos se eles conheciam o clássico "Cachinhos Dourados" e eles começaram a assistir o vídeo elaborado pela turma do 2º 05. Ao final do vídeo, os educandos das Séries Iniciais deram suas contribuições, comentando sobre o vídeo, as tecnologias que eles identificaram e os valores morais que observaram no vídeo.
Enfim, considero um trabalho extraordinário, de grande valia no processo de ensino-aprendizagem, e não apenas isso, mas a possibilidade de criar, aprender, socializar e abrir horizontes quanto as tecnologias.
É com as sábias palavras de Albert Einstein que concluo meu pensamento:
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
































Nenhum comentário:

Postar um comentário