27 de março de 2015

Der Osterbaum

          A chegada da Páscoa nos remete a pensamentos de renovação. A vida se renova a cada dia e a vida se renova a cada Páscoa. Ovos simbolizam a chegada de uma nova vida. As cores alegres e variadas dos símbolos traduzem a alegria com que festejamos a nova vida. Os galhos secos são a tristeza pelo sofrimento e morte de Jesus. No momento de tristeza, encontramos a alegria de comemorar a nova vida. A montagem da árvore de Páscoa, “Der Osterbaum” é um costume que nasceu na Alemanha e que hoje é conhecido e praticado em vários países. 
          Na Alemanha, a Páscoa é preparada com bastante antecedência. O clima frio do inverno propicia o recolhimento ao aconchego do lar. Já que o sol não brilha lá fora, ele deve brilhar dentro de casa. Trazer o sol e a alegria para dentro de casa através das cores alegres das tintas e dos lápis de cores, acompanhados do brilho das purpurinas. Esse é o papel dos trabalhos manuais. Por essa razão, os ovos são decorados com antecedência, ao longo dos meses frios do inverno. A árvore sem folhas é encontrada no jardim de fim de inverno. Ela parece não ter vida, mas, pelo contrário, ela está cheia de vida e em breve vão brotar de seus galhos botões que irão enfeitar o jardim durante todo o verão. A vida apenas espera o momento certo de mostrar sua renovação. 
          Com esse espírito, de cada um contribuir com sua criatividade, sua alegria e suas cores para enfeitar nossa árvore de Páscoa,” Der Osterbaum”, foi idealizada essa atividade para os nossos alunos do sexto ano. E todos foram recompensados pela alegria de ter uma árvore de Páscoa enfeitando a nossa E.E.B Alexandre de Gusmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário