30 de março de 2015

Pop Art



    Pop Art é o movimento das artes plásticas que usava figuras e ícones populares como temas de suas pinturas. Surgiu em meados da década de 1950, no Reino Unido. Recebeu influências de artistas ligados ao dadaísmo e ao surrealismo.
    Um dos objetivos da Pop Art é criticar o modo de produção do capitalismo. Assim produzia com signos estéticos de cores inusitadas massificados da publicidade e do consumo, usando materiais como gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande. A base das criações compõe: a linguagem da publicidade e da televisão, os quadrinhos, as embalagens industrializadas, a fotografia, os ídolos populares, os produtos descartáveis e a fast-food.
    Pop Art significa Arte Popular. Entretanto, não quer dizer que ela seja feita pelo povo, e sim que ela faz referência à produção para a massa.
    Através de releitura da obra de Andy Warhol: “Marilyn Monroe”, os alunos coloriram imagens/caricaturas de famosos que fizeram sucesso recentemente, ressignificando a Cultura Popular.
Descrição da obra de Andy Warhol:  - Marilyn, o sonho americano, a imagem criada pela indústria, foi tema de Warhol em uma de suas mais famosas séries. E não podia deixar de ter sido: como rei da Pop Art, que tinha por missão justamente a exploração do consumismo, das mídias de massa e da estética de publicidade, Warhol encontrou em Marilyn a essência dos questionamentos de sua arte. Primeiramente em 1962, com As Duas Marilyns, Warhol começou a trazer para discussão o produto que a atriz havia se tornado, com a imagem manipulada pela mídia e transformada em um objeto de consumo. No mesmo ano, aumentou as apostas em As Vinte e Cinco Marilyns, ainda discursando sobre as identidades desmanchadas, e repetiu o processo com Liz Taylor e Jackie O., embora talvez nenhuma delas embleme o tema de forma tão completa quanto Marilyn.
    Reduzida a objeto sexual, escândalos e personagens apáticos, talvez Warhol tenha traduzido mais do que seus próprios questionamentos em sua obra: talvez tenha conseguido traduzir, também, um pouco da própria perturbação interna da atriz, nessa brincadeira de reprodução de imagem até que se borre, se apague, se torne irreconhecível…


    Diante do fato de nossa escola promover anualmente o Festival de Dança, os educandos realizaram leitura e interpretação das obras de Romero Britto, relacionadas à dança, permitindo integrar as obras de Romero Britto e o Festival de Dança em um só contexto, unindo-as em ilustrações.



Trabalho realizado pelas turmas: 9º1, 2, 3 e 4. Tema: Pop Art.

Nenhum comentário:

Postar um comentário