25 de maio de 2016

IV Mostra das Nações: Projeto



Projeto: Mostra das Nações
Professor: Erivelton Pereira
Local: Extensão da Escola de Educação Básica “Alexandre de Gusmão”
Carga Horária da devolutiva: 10 horas/aula (14h – 21h do dia 19/05)
Período: 02/05/2016 – 19/05/2016
Órgão Proponente: Escola de Educação Básica “Alexandre de Gusmão”
Órgão Executor: Escola de Educação Básica “Alexandre de Gusmão”
Coordenação Pedagógica: Daniela Meurer Goulart
Coordenação Administrativa: Dulcemar Oliveira Pereira
Custo: Em torno de R$ 150,00

O PROJETO

PROBLEMÁTICA
            Como despertar o interesse do educando por aprender Língua Inglesa?
JUSTIFICATIVA
            Aprender está parcialmente relacionado ao interesse de quem recebe o conhecimento. Quanto ao estudo sintático o verbo aprender é um verbo transitivo direto, transitivo indireto e até mesmo intransitivo, o que o torna amplo no significado e utilização. Na verdade como educadores precisamos buscar constantemente o interesse de nossos educandos por conhecer, por ser cientista, por aprender, por conhecimento. Somos multiplicadores do saber, mas especialmente somos um dos canais para este triângulo conhecimento-aprender-ensinar.
            Em acordo com William Shakespeare, quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece, quem negligencia as manifestações de amizade, acaba por perder esse sentimento. Para tanto buscar conhecer a cultura de um povo, pode despertar a vontade de aprender. Então para aprender uma segunda língua, o mais provável em despertar o interesse do educando, é necessário conhecer o país que residem seus falantes, então sua cultura, a geografia, a história, enfim tudo que relacione tal povo.
            Como na Escola de Educação Básica “Alexandre de Gusmão” a segunda língua que estudamos é a Língua Inglesa, precisamos conhecer sua história e falantes. No primeiro ano do Ensino Médio, este é um dos conteúdos a ser trabalhado, e o projeto A Mostra das Nações tem este propósito, conhecer e reconhecer os falantes do inglês, desde os primórdios, no período da colonização e em dias atuais, então lançar um olhar sobre os cinco continentes de nosso Planeta. 

OBJETIVO GERAL
            Conhecer e reconhecer a história, escrita, cultura e geografia dos falantes da Língua Inglesa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Fortalecer o espírito cientista do aprendiz;

*Aproximar escola-educador-educando-família-comunidade;
*Valorizar o ser humano presente no consciente de cada um envolvido no projeto;
*Ampliar o vocabulário em Língua Inglesa;
*Reconhecer os países que tem o inglês como língua oficial;
*Conhecer a história da formação da Língua Inglesa;
*Conhecer a forma de expansão do inglês pelo Planeta Terra;
*Perceber a importância da língua para com a economia mundial; 
*Conhecer a história e geografia de cada país;
*Desenvolver as relações interpessoais do educando;
*Oportunizar as correlações de pesquisa e devolutiva;
*Melhorar a forma de expressão do educando, dando assim autonomia para expor o que aprende com pesquisa ou com o professor;
*Reaprender a zelar com o material didático e com o prédio da UE;
*Desenvolver o respeito com toda e qualquer tipo de adversidade presente em nosso cotidiano, ou mesmo o que à nossa cultura seja totalmente diferente.
METODOLOGIA
            Apresentar a proposta para os educandos mostrando a história da Língua em sua formação, expansão e atualidade, por meio de aula expositiva (Professor, Vídeo, Internet, Professor); Conceituar língua em seu contexto geral pelo uso da linguagem (Professor); Apresentar os países que tem o inglês como língua oficial ou de facto e distribuir os educandos em grupos de quatro ou cinco componentes (Professor, Projetor); Desenvolver pesquisa bibliográfica em sala de aula e/ou extraclasse (Professor, Livros, Internet); Preparar material para exposição (Professor, Pedagógico, Família, Comunidade); Apresentar os trabalhos desenvolvidos a partir da pesquisa e orientação.
META
            Mostrar para o aprendiz que ele é capaz de aprender e ensinar respeitando as diferenças e as múltiplas culturas, valorizando o trabalho em grupo, a presença da família em sua educação e formação cidadã, e especialmente que aprender uma segunda língua é de suma importância para o desenvolvimento humano da sociedade a qual faz parte.
RELAÇÃO DE MATERIAIS
*Da escola – papel pardo, tecido TNT, cartolinas, papel cartão, grampos para grampeador de pressão, fita adesiva, cola (dentro das possibilidades de aquisição da UE);
*Da família e educando – material de impressão, papel pardo, tecido TNT, cartolinas, papel cartão, grampos para grampeador de pressão, fita adesiva, cola (dentro das possibilidades de aquisição dos envolvidos no projeto), além das tendas (Madeira, barracas, pregos, lonas, tecido TNT, etc) e/ou qualquer material que os grupos julguem necessários;
REFERÊNCIAS
As fontes de pesquisa ficarão a encardo das necessidades de cada grupo, lembrando que A Enciclopédia Barsa presente em nossa biblioteca escolar será de grande importância como fonte de pesquisa, bem como a sala informatizada de nossa escola (Internet), revistas jornais e/ou qualquer fonte de pesquisa bibliográfica que apresentar pertinência em suas proposições.





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