20 de abril de 2016

Briefing Hora do Enem


Referente ao simulado ENEM online, informamos que o cadastro pode ser realizado no endereço: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/home
 Os estudantes têm prazo até dia 20/04, para pedir local com internet para fazer o simulado.
O pedido de local com internet para fazer o simulado é exclusivo para alunos concluintes do Ensino Médio e devem ser feitos na própria plataforma on-line do programa horadoenem.mec.gov.br com o número de CPF do participante.
Estudantes inscritos no programa Hora do Enem que não dispõem de acesso à internet, devem pedir vagas para realizar o simulado em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Há 120 mil vagas disponíveis, em instituições de todo o país.
O simulado, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. O programa oferece, além de simulados, exercícios e videoaulas para facilitar os estudos dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os alunos da terceira série do ensino médio que dispõem de acesso à internet podem realizar o simulado em computador, tablet ou celular próprios.




Conheça o projeto Hora do Enem
O Hora do Enem é um projeto pensado para o estudante que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. O Hora do Enem é um conjunto de ações complementares para auxiliar na preparação do estudante, composto por um boletim de notícias diário, uma plataforma de estudos personalizada com exercícios e simulados online, um programa televisivo com entrevistas, questões resolvidas e informações sobre o Exame e um site com questões comentadas por professores para você assistir e baixar.

Todas as informações estão disponíveis no hotsite horadoenem.mec.gov.br. O acesso é gratuito. 

MECFlix
O MECFlix será um repositório gratuito de videoaulas e faz parte do pacote “Hora do Enem”. Estará disponível em breve na hotsite, no entanto ainda está em fase de finalização pelo Ministério da Educação e parceiros.

Plataforma de estudo adaptativo Geekie Games/Sesi
É uma plataforma de estudo que tem como objetivo auxiliar na preparação para o Enem. Nela o estudante poderá estudar com Plano de Estudos personalizado, ter acesso a videoaulas, exercícios e simulados.
O Programa Hora do ENEM disponibilizará os vídeos, exercícios e simulados para todos os estudantes interessados. São mais de 600 aulas. No entanto, para ter acesso ao plano de estudo personalizado o estudante deve estar cursando o 3º ano da rede pública. 
Além disso, o diretor da escola e o secretário de educação estadual terão acesso a um relatório de desempenho dos alunos a partir da realização do 1º simulado.
Simulados
O Hora do Enem realizará 4 simulados nos dias 30 de abril, 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.  

Todos os alunos inscritos na plataforma poderão participar. Os simulados contam com itens no formato ENEM e nota TRI, que pode ser comparada com a nota de corte do Curso e Faculdade escolhidos, bem como a nota média do Brasil.
Os simulados serão liberados apenas durante os seus respectivos dias. Ou seja, às 00:01 do dia 30 de abril o 1º Simulado será liberado e o estudante deverá iniciar o mesmo até às 23:59 do mesmo dia. A regra se aplica também para os outros simulados.
Para fazer o simulado em casa basta se cadastrar no Geekie Games e acessar a seção 'Simulados' no dia dos eventos. O estudante poderá fazer os simulados do seu computador, celular ou tablet.
O MEC está articulando com as redes estaduais, municipais, universidades e institutos federais espaços para que os estudantes tenham a opção de realizar o simulado fora de casa. No entanto, a ideia é estimular os estudantes a realizarem o simulado em casa.
O 1º, o 2º e o 3º simulados terão 20 questões por área de conhecimento, com um total de 80 questões cada um. Já o 4º simulado terá 45 questões por área de conhecimento, com um total de 180 questões, seguindo o mesmo modelo do ENEM.
Não haverá redação nos simulados.
A ideia do simulado é oferecer uma experiência parecida com a do dia da prova do Enem. Sendo assim, o estudante terá uma média de 3 minutos por questão - o mesmo tempo da prova oficial do ENEM. Nos cadernos contendo 20 questões, o tempo total por caderno é de uma hora. O 1º, 2º e 3º Simulado, todos com 4 cadernos de 20 questões, terão um tempo total de 4h. Nos cadernos de 45 questões (presentes apenas no último simulado), o estudante terá um tempo de 2h 15min por caderno. O tempo total nesse caso fica como o exame do ENEM - 9h de prova.
Atenção: após iniciar cada um dos cadernos, o estudante não poderá pausar. Caso não finalize os cadernos quando o tempo de prova se esgotar, suas respostas preenchidas até aquele instante serão finalizadas automaticamente.
Após finalizar os simulados, o estudante receberá automaticamente um relatório indicando a sua nota TRI naquela prova e a comparação dessa nota com a do seu curso e faculdade escolhidos.
Programa de TV Hora do Enem – TV Escola
Estreia prevista para maio.

Programa com 30 minutos de duração e exibição diária, de segunda a sexta-feira. No primeiro e no segundo blocos, o programa apresenta informações gerais sobre o ENEM, notícias e orientações, e comenta 2 videorresoluções do exame dos anos anteriores.  No terceiro bloco, um convidado é recebido no estúdio, para ampliar a discussão do ENEM para além dos conteúdos trabalhados nas provas. Pode ser um professor, um orientador pedagógico, um gestor escolar, um especialista em educação, um dirigente ou mesmo um estudante - cada qual aportando a sua visão crítica do exame e sua experiência pessoal.
Parceiros das videoresoluções: QG do Enem, Descomplica, FGV e Kroton são alguns dos parceiros até agora.
Além do programa diário, a TV Escola ainda exibirá boletins informativos diários com 2 minutos de duração. O boletim vai informar sobre todo e qualquer aspecto envolvendo o ENEM, desde sua organização e aplicação, até os aspectos de conteúdo das questões e orientações de todo tipo para os estudantes. O boletim também falará de temas de serviço do MEC, como o Sisu, Prouni, Fies, etc.
A TV Escola já está disponível em sinal aberto digital nas seguintes cidades Brasília (Canal 2.3); São Paulo (Canal 3.3) e Rio de Janeiro (Canal 2.3). Para as demais cidades, a TV Escola está disponível pela parabólica em sinal analógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário