1 de fevereiro de 2016

Narrativa Conclusiva - Dulcemar Pereira

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL


Professora: Gabriela
Tutora:Cristina
Pós-graduanda: Dulcemar Pereira

Plac 3 – Atividade 2 -  Narrativa Conclusiva


            O Ser humano nunca está satisfeito com  suas conquistas, estamos sempre querendo mais, buscando mais conhecimento. Foi o que aconteceu no segundo semestre de 2014. Eu e mais um grupo de (05) cinco professores da Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão da cidade de Bom Retiro, nos juntamos com professores de outras regiões do estado de Santa Catarina, para darmos início a “Especialização na Cultura Digital” curso oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para professores da rede municipal e estadual de ensino. Num primeiro momento, fui impulsionada pela euforia dos colegas professores, pois já tenho uma Especialização. Mas também achei o título muito interessante, pois como assistente pedagógico, estou sempre em constante contato com as tecnologias, nas mais diferentes tarefas que o cargo designa. Então, embarquei com meus amigos professores numa viagem rumo ao desconhecido, sabendo que os desafios seriam enormes, já que não tinha muito intimidade com as tecnologias. Confesso que teve momentos que queria desistir, mas no decorrer do curso, fui percebendo o quão seria significativo pra mim, para desenvolver e auxiliar os projetos no cotidiano escolar.

            Alguns obstáculos foram surgindo no decorrer do curso, um deles foi à falta de tempo para realizar os estudos no coletivo e resolver as atividades, uma vez que os professores trabalham os três períodos então nos ajustaram a usar o fim do segundo para o terceiro período, uma vez por semana para nossa reunião. Já levávamos as atividades mais ou menos alinhavadas para que os outros componentes dessem suas contribuições. Alguns feriados, eleição para diretor também contribuíram para a não realização dos nossos encontros.
            Algumas coisas ficaram para serem trabalhadas no ano de 2016, na semana pedagógica  de início de ano, que se dará na segunda quinzena de fevereiro, para incutir no coletivo da escola a necessidade de usar as TDICs em sala de aula, uma vez que a escola tem a disposição dos professores um número razoável de tecnologias que estão a disposição para se desenvolver um ótimo trabalho, levando os educandos a se interessarem mais pelas atividades propostas. Eu e a professora cursista Kátia, que não estamos em sala de aula e fizemos parte do Núcleo Específico da Gestão,  participamos das reuniões com sugestões e iremos atualizar o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, incluindo  e valorizando as TDICs no cotidiano escolar.
Acredito que uma das contribuições que mais marcaram a nossa equipe foi o último trabalho de 2015, pois como cada professor tinha um Núcleo Especifico, ficou um tanto difícil chegar a um consenso entre os participantes, cada um puxava para seu lado, mas como era uma atividade no coletivo, chegamos a brilhante ideia de representar um clássico da literatura infantil, Cachinhos Dourados e os Ursos. Trouxemos a história para os dias de hoje, com todas as tecnologias disponíveis e julgo ter sido um trabalho muito bom, pois cada integrante teve que ceder um pouco para o êxito do trabalho final. Assim também aconteceu em cada projeto que a escola desenvolveu, como jogos matemáticos, noite da cidadania, festival de danças, noite das curtas, etc
Aprendemos muito, sabendo que devemos respeitar as opiniões, somar ideias, equilibrar o contexto e dividir os excessos, para atingirmos um resultado significativo para todos com a ajuda das TDICs.


Sala de Informática.

Jogos no ensino-aprendizagem da Matemática
     Os jogos possibilitam abordar os conteúdos de maneira lúdica e contribuem para a formação de atitudes e para o desenvolvimento de habilidades, são ainda instrumentos de observação e análise para o professor.


Projeto Curta metragem:

Atividades, Feira de Ciências























Nenhum comentário:

Postar um comentário