5 de agosto de 2014

Alunos do Ensino Médio ganham nova plataforma de estudos em preparação ao ENEM

     

     Os mais de 281 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino de Santa Catarina terão mais uma ferramenta de estudo em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Trata-se do Geekie Games apresentado nesta segunda-feira, 4, pelo coordenador do projeto, Eric Hanai, e pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, aos estudantes catarinenses.


     O programa visa auxiliar interessados em prestar o ENEM e professores de escola pública, oferecendo acesso gratuito ao Geekie Lab: única plataforma de aprendizado adaptativa brasileira credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Com o Geekie Lab, o aluno faz uma avaliação diagnóstica e recebe um plano de estudos personalizado baseado em seu perfil de aprendizado e sua proficiência. Por meio de aulas disponíveis na própria plataforma, o aluno pode ir completando seu plano de estudos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades. “Durante o projeto, o aluno pode ainda realizar simulados que utilizam a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no ENEM. Assim, a nota que o aluno obtém se aproxima muito à que ele tiraria no ENEM, permitindo uma previsão de seu desempenho”, explica Hanai.

     De acordo com o secretário Deschamps, o grande diferencial do programa é a possibilidade de cada aluno ter seu conteúdo de estudo personalizado. “Com a ferramenta os alunos saberão onde estão com mais dificuldade e assim podem focar seus estudos. Desta forma, garante preparação em todas as áreas do conhecimento”, avalia. Quem também será beneficiado serão os professores, que podem acompanhar, em tempo real, o desempenho e a evolução dos seus alunos. “A partir da análise do desempenho dos seus estudantes, os professores poderão preparar aulas diferenciadas e com foco no conteúdo que os alunos tiveram mais dificuldade. Além disso, nós poderemos focar em ações de formação continuada pontual para determinadas áreas”, comenta Deschamps.

     A estudante do Instituto Estadual de Educação, Laila Gomes, quer prestar vestibular para Engenharia Civil e viu no Geekie Games uma forma de aprimorar os estudos. “Vai ajudar a melhorar na escola, pois os professores ficam sabendo como estão as nossas notas nos simulados e conseguem ter uma noção mais exata do que precisamos melhorar”.

     Os estudantes catarinenses já podem acessar o Geekie Games. O primeiro passo é conversar com os diretores das escolas para solicitar o link de navegação. A partir daí é só acessar, fazer a avaliação e seguir o seu plano de estudo.

FONTE: (http://sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/5911-alunos-do-ensino-medio-ganham-nova-plataforma-de-estudos-em-preparacao-ao-enem)> Acesso em: 05/08/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário