26 de fevereiro de 2013

Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego


O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, com formação inicial e continuada para estudantes ligados ao campo. “O intuito é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar. Assim, permanecerão no campo motivados.

São disponibilizados cursos na área de apicultura, avicultura de corte e postura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, equideocultura, construção de sistema de irrigação por superfície e drenagem, fruticultura básica, operação de tratores, transformação caseira de produtos (embutidos, defumados, beneficiamento de carne de ovino, caprino, peixe, frango e bovino), cultivo de olerícolas de talos, folhas e flores e cultivo de plantas industriais (mandioca) e suinocultura.

“Os alunos se envolvem e demonstram satisfação em aprender práticas e técnicas utilizadas por seus familiares. Além disso, analisam o que precisam fazer para ampliar os resultados, ou seja, estamos despertando o interesse da busca do conhecimento para aplicar na propriedade.

O programa abrange alunos dos ensino médio.

Alunos interessados devem procurar a secretaria da escola.


25 de fevereiro de 2013

9ª OBMEP - inscrições abertas.

     Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

     Mais informações visite o sitio da OBMEP:

     (clique na imagem)


Apresentando a nossa escola

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo.  Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. 


Rubem Alves.

Fotos da EEB Alexandre de Gusmão.


22 de fevereiro de 2013

IDEB


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Consulte o IDEB da nossa escola no link abaixo.

20 de fevereiro de 2013

Aprender a Aprender


Aprender não é simplesmente reter informações na memória para reproduzi-las quando necessário. A questão é muito mais ampla. A conseqüência da aprendizagem é o conhecimento; aquele que permite discernir coisas e solucionar problemas da vida e do mundo real.